13 de janeiro de 2013

Por que andar de ônibus faz bem ao seu caráter




1) Paciência
Tudo começa no processo de espera. Você se vê encostado na parada de ônibus esperando pela boa vontade do mesmo. Você até já decorou o horário que o “seu” ônibus passa. Mas se o motorista resolver pisar forte no acelerador e passar 3 minutos antes, só resta a você esperar mais 45 minutos pelo próximo.

2) Lidar com a humilhação
Vem ao longe o ônibus. Você reconhece no letreiro luminoso que é o SEU ônibus. Seu coração acelera. Você corre atrás dele como o Super Mario corre atrás da Princesa. Ele se aproxima e você percebe que o condutor não diminuiu a velocidade. Por algum motivo, o motorista passou direto com direito a um sorriso maroto, apontando para um suposto ônibus que vem atrás. Você fica com cara de tacho e a mão apontando para o nada.

3) Respeito às diferenças
Quando o “ônibus de trás” finalmente chega após 23 minutos, é claro que ele estará parcial ou totalmente lotado. Você se depara com um misto de sons e batuques, pessoas do Manassés pedindo doação, menino vendendo balinha e o cobrador com o humor pior do que o de um siri na lata. Você toca, ainda que não queira, pessoas que você jamais tocaria na zona de conforto de seu carro. Você é obrigado a lidar com gente diferente, sentar ao lado delas e até puxar assunto sobre “como o tempo hoje está quente”. Enfim: você deixa de lado seu ego e deixa de tanta frescura.

4) Altruísmo
Ainda que contra sua própria vontade, as Leis da Ética de Ônibus™ ‏dizem que você deve ceder seu lugar aos mais velhos e se oferecer para segurar os livros do estudante de ensino médio do cabelo esquisito que está em pé ao seu lado. Resumindo: você aprende NA MARRA a ser gente boa.

5) Capacidade cognitiva e filosófica
Janela de ônibus é praticamente a janela de sua alma. Não existe um lugar melhor para refletir sobre sua vida e colocar os pensamentos em ordem. Nem seu travesseiro; nem montes no Himalaia. Você acaba encontrando soluções para seus problemas, resolvendo cálculos complexos e tendo a ideia que faltou naquele brainstorming da reunião. Ou seja, de certa forma você se torna mais inteligente.

6) Educação
É no ônibus que você coloca em prática as palavras mágicas que sua mãe ensinou: “obrigado” (para o motorista, na hora de descer), “por favor” (a Deus, para que seu ônibus não demore tanto – todo dia peço isso a Ele) e principalmente o “COM LICENÇA” (por motivos óbvios). Ou seja: 1 ano de estágio probatório pegando ônibus e você se torna um gentleman ou uma lady.

[Autor Desconhecido]

16 comentários:

  1. Nossa que bizarra essa foto, aprece o onibus que eu pego todos os dias!
    hahaha

    Rapaz, muito legal a tua postagem, gostei e saber disso me deixa feliz, eu pego onibus \õ/

    ResponderExcluir
  2. Hey, obrigada pelo visita no meu blog... Eu adoro falar sobre filmes, já escrevi vários artigos mas a outra blogueira fica me segurando...
    Esteja sempre por lá, beijoos

    http://meninadepalavra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi mocinho!

    Vim aqui pra ver se tinha post novo, como não tem,


    deixo-te um abração.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Digo que andar de ônibus por esse ponto de vista
    me parece até agradável rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sabe que eu fiz uma crônica sobre isso, deve sair agora no início do ano na Zero Revista do Curso de Jornalismo da UFSC. Relacionei com a onda de ataques a ônibus em Santa Catarina e fiz algumas ironias, hehe.

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. Hahahahahahah!
    Ri demais, sério. Achei o texto genial. Incrível, muito engraçado, sem falar que vários trechos são pura realidade!
    Muito bom.
    Beijos, ótima postagem.
    http://elasdisseram.com

    ResponderExcluir
  7. E ai Bruno,

    seu sumido, onde andas?

    Beeijo *-*

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei o post. Vivo pegando ônibus e seu texto foi suuuuper realista, a gente realmente aprende a ser educado (mesmo que não fosse antes) por conta dessa experiência nem tão agradável! XD

    Beeijos
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo, na minha opinião o item que mais conta ai é a paciencia. Coisa que eu luto comigo mesma para ter em excesso! Sou muito estourada, então coloco o fone na última altura para não precisar ouvir os absurdos que os ignorantes falam constantemente. Educação poucos têm!

    Beijos
    http://delicadaeegoista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, o que mais conta é a paciencia. Tanto com os outros passageiros quanto com o transito. É tenso.

    http://cindereladementira.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/CinderelaDeMentira

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do seu post! E é super verdade ;)

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha visto esse texto, aliás, por muito tempo virou febre nas redes sociais. E claro que eu concordo com ele, né? Mas acho que andar de ônibus já me ensinou muita coisa, queria andar um pouquinho de carro agora, rs.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruno,

    cade vc, não posta mais?

    Saudade :( de te ler.

    Beeijão *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati,
      é o tempo que está dificultando as coisas,

      obg pelas mensagens, beijoo'

      Excluir

Agradeço pelo seu comentário.
:) Abraço !!

Att,
@sawuelbruno