21 de fevereiro de 2013

Sorte e escolhas bem feitas


Pessoas consideradas inteligentes dizem que a felicidade é uma idiotice, que pessoas felizes não se deprimem, não têm vida interior, não questionam nada, são uns bobos alegres, enfim, que a felicidade anestesia o cérebro.

Eu acho justamente o contrário: cultivar a infelicidade é que é uma burrice. O que não falta nessa vida é gente sofrendo pelos mais diversos motivos: ganham mal, não têm um amor, padecem de alguma doença, sei lá, cada um sabe o que lhe dói.

Todos trazem uns machucados de estimação, você e eu inclusive. No que me diz respeito, dedico a meus machucados um bom tempo de reflexão, mas não vou fechar a cara, entornar uma garrafa de uísque e me considerar um grande intelectual só porque reflito sobre a miséria humana. Eu reflito sobre a miséria humana e sou muito feliz, e salve a contradição.

Felicidade depende basicamente de duas coisas: sorte e escolhas bem feitas.

Tem que ter a sorte de nascer numa família bacana, sorte de ter pais que incentivem a leitura e o esporte, sorte de eles poderem pagar os estudos pra você, sorte por ter saúde. Até aí, conta-se com a providência divina. O resto não é mais da conta do destino: depende das suas escolhas.

Os amigos que você faz, se optou por ser honesto ou ser malandro, se valoriza mais a grana do que a sua paz de espírito, se costuma correr atrás ou desistir dos seus projetos, se nas suas relações afetivas você prioriza a beleza ou as afinidades, se reconhece os momentos de dividir e de silenciar, se sabe a hora de trocar de emprego, se sai do país ou fica, se perdoa seu pai ou preserva a mágoa pro resto da vida, esse tipo de coisa.

A gente é a soma das nossas decisões, todo mundo sabe. Tem gente que é infeliz porque tem um câncer. E outros são infelizes porque cultivam uma preguiça existencial. Os que têm câncer não têm sorte. Mas os outros, sim, têm a sorte de optar. E estes só continuam infelizes se assim escolherem.


[adaptado] Martha Medeiros

8 comentários:

  1. Lindo texto. Tenho convívio com muitos que se julgam super inteligentes e me acham "esquisita" demais apenas por eu demonstrar alegria. Acredito que não há porque ser infeliz sem motivo, e quando se é feliz, porque conservar aquela cara de tristeza para se mostrar uma pessoa mais crítica?!

    Adorei teu texto, muito bem escrito e cheio de verdade!

    Beeijos
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  2. Pela forma de escrever, eu já suspeitava que existia alguma semelhança com Martha Medeiros e quando cheguei ao final do texto, tive a confirmação, rs. Adorei o texto adaptado e concordo com cada linha a cima. Todo mundo tem motivos para ser feliz e para ser infeliz, mas cada um tem que escolher o que prefere ser, como prefere se sentir.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto mas, fiquei alimentando os peixes ali na lateral e me desconcentrei, rs.

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu jeito de escrever! Muito bom...
    Corre lá no blog. Tem resumo do desfile de Oscar de la Renta na semana de moda de Nova York.

    Beijos
    http://delicadaeegoista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho a felicidade vem quando estamos nos esforçando para sermos bons com nós mesmos. Felicidade não é burrice bem bobagem, como vc disse.
    gostei do post

    blog TRASH ROCK

    ResponderExcluir
  6. seu blogue é muito bom, e a forma como vce destrincha as palavras formando um contexto perfeito é de aplaudir! *__*
    Adorei o post, de verdade!
    Beijos e espero uma visita sua!
    <3

    ResponderExcluir
  7. Disse tudo! Se todo mundo usasse a dor pra ficar "bebado" e escrever sobre como as pessoas são infelizes e hipócritas, ninguém mais teria vida. A questão é que a tristeza precisa ser sentida para sabermos valorizar a felicidade. Pelo menos é como eu penso!

    Beijos
    http://delicadaeegoista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei, a felicidade está na mão de todos,mais tem gente que tentar fazer com que ela pareça distante
    beijos

    ResponderExcluir

Agradeço pelo seu comentário.
:) Abraço !!

Att,
@sawuelbruno